Já ouviu falar em App Store Optimization? O SEO para aplicativos envolve técnicas específicas, que farão com que o seu software apareça com maior destaque entre os resultados de busca e, consequentemente, cative mais usuários.

Assim como acontece com o SEO tradicional, no qual o trabalho com palavras-chave visa obter o melhor resultado possível, o SEO para aplicativos tenta se adequar aos algoritmos para dar mais visibilidade ao seu app. Descubra quais são as técnicas e como a sua empresa pode se beneficiar de App Store Optimization nas dicas a seguir!

Escolha bem o nome do seu aplicativo

O nome do seu aplicativo é fundamental para fazer um bom SEO. Como ele funciona como link e aparece em todas as lojas, associá-lo ao nome da sua marca é uma boa ideia. É por isso que empresas como Amazon e Google o fazem. Incluir o nome da marca também na URL é imprescindível, pois isso fará com que o seu app apareça com proeminência nas opções de busca.

Encontre as palavras-chave certas

Logo na introdução deste texto falamos de palavras-chave para lhe explicar como funciona o SEO para aplicativos. Ao otimizar um app, elas são também muito relevantes. É bom começar com pelo menos 50 palavras-chave, e você pode escolher cada uma delas com auxílio de ferramentas como Keyword Suggestions (para iOS) e Übersuggest. Todas as palavras escolhidas têm que se relacionar diretamente com seu app, portanto não as escolha apenas por popularidade.

Palavras-chave curtas e populares funcionam melhor logo que o seu aplicativo é lançado, fazendo com que ele suba entre suas categorias. Por outro lado, as long tail keywords, como frases, ajudam o app a se diferenciar de outros semelhantes. É preciso aposentar, periodicamente, palavras-chave que já não têm atraído consumidores. Isso manterá novos usuários interessados em seu produto.

Inclua essas palavras-chave nos lugares adequados

Não basta apenas escolher as palavras-chave certas. É preciso saber onde incluí-las para que a performance seja a ideal. Já no nome do seu app é possível inserir palavras-chave, priorizando as mais buscadas dentre aquelas que são relevantes para a sua empresa. Todos os apps do Google, por exemplo, fazem isso. Assim, quando alguém procura por “mapas” ou “GPS”, encontra o Google Maps.

Aplicativos para iOS podem usar palavras-chave em seus subtítulos. Essas devem ter no máximo 30 caracteres e devem comunicar o valor do seu app. Na Google Play, o ideal é incluir palavras-chave na descrição do app, pois é ali que o Google as seleciona. Use as opções de formatação e os emoji para torná-las mais atraentes.

Os textos promocionais de um aplicativo na App Store também devem ser customizados com palavras-chave de até 170 caracteres. E, sempre que o seu app tiver compras internas, ele devem incluir palavras-chave também ali, já que elas são indexadas pela Apple e pelo Google.

Use os melhores prints do app primeiro

Todos os aplicativos podem apresentar prints, ou screenshots, de como eles aparecerão para o usuário. Essa é uma grande oportunidade de fazer App Store Optimization porque conhecemos, estatisticamente, como o usuário se comporta em relação a essas imagens.

Pelo menos 60% deles, segundo a StoreMaven, não veem mais do que dois screenshots. Isso significa que a sua marca pode obter mais sucesso em conversões se utilizar os melhores primeiro, e não uma ordem cronológica. Produza prints que realmente fazem jus ao seu app, mostrando claramente os diferenciais dele. Páginas de login e de registro, por exemplo, não atraem o usuário tanto assim e devem ser evitadas.

Crie uma descrição incrível

Não é só utilizar as palavras-chave certas o fundamental na criação de descrições atraentes. Assim como o Google avalia a qualidade dos textos em que as palavras-chave estão inseridas para saber como posicioná-los em seus resultados, o mesmo é válido para as App Stores. É bom adicioná-las, pelo menos, no primeiro e no último parágrafo e não repeti-las em demasia.

Aproveite particularidades locais

Você sabe que identificar o público-alvo de um app é importante. Mas talvez não saiba que pode otimizá-lo nesse sentido para obter conversões. Se o seu aplicativo funciona para pessoas de vários países, é uma boa ideia conferir o desempenho das suas palavras-chave em cada um deles.

Uma listagem localizada, ou seja, que considera onde o seu usuário está, permite que você teste a performance do app em mais de um mercado. Teste também as preferências dos consumidores quanto a cores e imagens, o que pode fazer a diferença no número de downloads em cada país.

Defina a hora certa de pedir feedback

Quem faz avaliações em seu app é muito importante para a performance dele dentro das lojas de aplicativos. Por isso, é fundamental escolher o momento certo para solicitar essas reviews dos clientes. Elas têm peso no SEO para aplicativos e, quando você responde às avaliações, pode fazer com que as negativas se tornem positivas. Esse fator também é fundamental na hora de aumentar conversões.

Na App Store só é possível pedir feedbacks três vezes ao ano. Portanto, escolher os momentos certos para solicitá-las e garantir que serão feitas é essencial para um bom resultado. Apps que estão na Google Play também se beneficiam de palavras-chave em reviews. Elas podem ser utilizadas para otimizar o seu app, entendendo melhor o que fez o seu consumidor chegar até ele.

Faça testes A/B

Os testes A/B levam em consideração pequenas mudanças nos layouts para entender quais delas são mais bem-sucedidas com os usuários. Em geral, eles apresentam versões aleatoriamente escolhidas para cada um que visita a sua página, oferecendo estatísticas valiosas para a otimização.

Testes A/B geralmente se concentram em mudanças sutis, como na animação de um ícone ou na frase de uma CTA. Na App Store você pode fazê-lo testando screenshots diferentes e ícones com recursos como o SplitMetrics. Já na Google Play, ícones e gráficos podem ser modificados e avaliados com ferramentas nativas como o Analytics.

Acompanhe os concorrentes

Por último, não se esqueça de avaliar como os seus principais concorrentes promovem apps. Entender isso será importante tanto para diferenciar o seu produto quanto para impulsioná-lo em um primeiro momento. Técnicas que já funcionam para quem está bem estabelecido em seu mercado podem ser reproduzidas por você.

Otimizar aplicativos para as app stores é importante para que eles tenham o desempenho esperado. Há muitas outras observações que devem ser feitas, como a escolha de uma categoria adequada para o seu app, o tamanho dele e a quantidade de updates que recebe. Todos esses aspectos também são relevantes na hora que alguém escolhe baixar, ou não, um app.

App Store Optimization e SEO para aplicativos podem ajudá-lo a popularizar a sua ferramenta. Atrair clientes em potencial e chegar a conversões é mais fácil quando você se vale desses recursos.

Leia mais sobre como funciona a geração de leads não convencionais e entenda outras maneiras de popularizar a sua marca e os seus produtos!

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SEO para aplicativos: saiba mais sobre esse assunto
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