A usabilidade é um dos aspectos mais importantes na criação de um aplicativo mobile. Afinal, essa é a disciplina do design que garante que as interações com dispositivos e tecnologias serão memoráveis e naturais o suficiente para não representar um desafio na adoção deles em nosso dia a dia.

Usabilidade é uma questão especialmente importante, portanto, e pode influenciar como (e quanto) utilizamos um software. Garantir uma boa usabilidade para aplicativos móveis é responsabilidade do time de criação e dos engenheiros que trabalham no seu desenvolvimento.

Seguindo as diretrizes da ISO 9241, esses profissionais devem trabalhar para garantir facilidade de aprendizado. Alem disso, também é importante a memorização, alta produtividade e satisfação nas interações — e a menor taxa de erro possível. Saiba como é possível conseguir isso conferindo as dicas deste post! 

Boa leitura!

Identifique sua audiência

Um erro comum na hora de pensar a usabilidade dos aplicativos é desconsiderar o público que eles atendem. É claro que um app pode ser baixado por qualquer pessoa a partir do momento em que é publicado na App Store ou no Google Play.

Entretanto, quando desenvolvemos soluções, nós as fazemos pensando em uma parcela específica da audiência e em suas necessidades — são elas que devemos priorizar também na hora de considerar a usabilidade.

Determinados públicos estão mais familiarizados com a tecnologia do que outros. Portanto, é possível pensar soluções um pouco mais ousadas ou considerar a alfabetização digital deles na hora de determinar a facilidade de uso de um app.

No geral, é melhor pensar em simplificar o seu design para atingir tantas pessoas quanto for possível e aumentar o engajamento com um aplicativo móvel.

Quanto mais você conhece sobre a audiência foco de um aplicativo, mais fácil será determinar características que simplifiquem a usabilidade dele. Faça pesquisas e entenda a sua audiência para criar apps cada vez melhores.

Pense em responsividade

Até recentemente, poucos eram os dispositivos que tinham acesso a determinadas tecnologias. Quando projetávamos um app para o iPhone, sabíamos que estávamos lidando com os dois ou três últimos modelos desse telefone e um número limitado de tamanhos de tela.

Para Android, o ambiente sempre foi mais diversificado, mas, ainda assim, tínhamos certo controle do que esperar na execução de um aplicativo. Atualmente, tablets, relógios inteligentes e smartphones de todos os tipos precisam ser considerados no desenho de uma solução.

É aí que entra a responsividade: para aumentar a usabilidade dos apps. Quando for criar uma solução, você precisa favorecer princípios que permitam que ela seja executada em tantas plataformas quanto for possível para que o usuário sinta que pode contar com ela na maioria de suas situações de uso.

Esse é basicamente o mesmo princípio que utilizamos na criação de websites amigáveis. Eles consideram que nem todas as situações de uso serão ideais e é preciso que o layout se adapte. Para certificar-se da usabilidade de um aplicativo, pense em todos os detalhes que podem influenciar sua utilização.

Estabeleça uma hierarquia

Um dos princípios da usabilidade é a utilização de hierarquias. Elas são compreendidas facilmente pelos nossos cérebros e aplicadas em todos os conceitos da vida. Estamos acostumados a ver as coisas organizadas alfabeticamente ou do maior para o menor, por exemplo.

Utilizar essas estruturas que já são reconhecidas pelo usuário facilita na criação de interfaces com boa usabilidade. Outros recursos que podem favorecer o entendimento de como um app é utilizado são o storytelling e as timelines, nas quais a execução de uma tarefa depende de completar uma etapa anterior.

Aplique essas regrinhas na hora de criar um aplicativo. Elas garantirão sua universalidade e o tornarão facilmente compreensível.

Aumente a usabilidade com convenções

Somos criaturas que adoram rotinas, especificamente quando diz respeito a itens que precisamos utilizar diariamente. É bom saber o que esperar quando clicamos em um botão e entender todas as implicações de sair de uma tela e avançar para a outra.

Por isso, a usabilidade é aumentada quando o app vai ao encontro às expectativas dos usuários. É uma convenção na internet que os links são azuis quando ainda não foram clicados e mudam de cor posteriormente.

Essa convenção nos ajuda a entender, de cara, que um trecho de texto em uma página é um link e pode nos levar para outro website. Do mesmo modo, existem várias outras convenções de usabilidade que podem ser utilizadas a seu favor para que o usuário não precise aprender do zero como utilizar um aplicativo.

Pesquise e entenda como essas convenções podem ser aplicadas no seu design para que ele seja universalmente compreendido. Isso tornará a utilização de um software ou app mais fácil e, consequentemente, aumentará sua usabilidade.

Faça testes com usuários reais

A melhor maneira de garantir a usabilidade dos aplicativos e certificar-se de que o design escolhido é o ideal é por meio de testes. Antes de publicar uma solução, organize sessões nas quais alguns usuários podem experimentar o app e oferecer um feedback valioso sobre como melhorar as suas interações.

Na maioria das vezes, as decisões de um time de design são acertadas e baseiam-se em premissas verdadeiras e que podem ser comprovadas junto aos usuários. Porém, no caso de aplicativos que se baseiam em uma ideia completamente nova, aquilo que presumimos pode nem sempre estar correto.

É para isso que existem os testes com grupos de usuários reais. Eles oferecerão ao seu time perspectiva sobre o que precisa ser adaptado e como a nova ferramenta será percebida uma vez que estiver pronta para a publicação.

Ajuste constantemente seu app

Para garantir a usabilidade de um aplicativo nós precisamos aprender com as respostas dos usuários e trabalhar continuamente em melhorias. Por isso, mesmo depois que um aplicativo móvel é publicado, devemos manter nossos olhos abertos para as estatísticas de uso dele.

Elas indicarão outros tipos de melhorias que podem ajudá-lo a reter usuários e melhorar as interações com a ferramenta criada.

E então? Gostou de entender melhor como a usabilidade pode ser garantida nos aplicativos? Aproveite para compreender o papel dela nos websites corporativos e descubra o que quer dizer mobile friendly!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Usabilidade em aplicativos mobile: afinal como garantir?
Título do Artigo
Usabilidade em aplicativos mobile: afinal como garantir?
Descrição
A usabilidade é um dos aspectos mais importantes na criação de um aplicativo mobile. Afinal, essa é a disciplina do design que garante que as interações com dispositivos e tecnologias serão memoráveis e naturais o suficiente para não representar um desafio na adoção deles em nosso dia a dia.
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa