Quem não se lembra de memorandos talvez já tenha visto um jornal mural para a comunicação de uma empresa. As soluções tecnológicas trouxeram uma nova roupagem para esse relacionamento com o público interno e a utilização de aplicativos pode ser uma alternativa eficiente para resolver muitas situações que a realidade pede hoje, como as respostas em tempo real.

Neste artigo, falaremos sobre aplicativos corporativos, cujo papel tem sido cada vez mais relevante no processo de interação dentro das empresas. Afinal, é um meio de comunicação eficiente que pode ser desenhado da forma adequada para estimular boas práticas e, claro, gerar um aumento na produtividade. Quer oferecer esses benefícios para o seu público? Continue lendo!

Permite personalizar o app de acordo com as necessidades da empresa

Cada negócio tem o seu formato e a sua necessidade. Mesmo que o seu concorrente tenha um sistema de gestão que traz excelentes resultados, isso não significa que se ele for usado pela sua equipe o desempenho será o mesmo. Por isso, a personalização dos aplicativos é uma grande vantagem. Então, o aplicativo:

  • será criado de acordo com a sua demanda;

  • ajudará nos processos da sua empresa;

  • terá os módulos necessários, como biblioteca de arquivos, espaço para notícias, aplicação de pesquisas, canais de comunicação (aberta e privada);

  • é um diferencial competitivo difícil de ser copiado justamente por atender questões específicas.

Cria mecanismos para otimizar o tempo

As tecnologias mudaram o nosso modo de produção. Apesar de computadores e principalmente smartphones terem se tornado uma fonte de distração, você pode se beneficiar com um app para a sua empresa. Basta pensar nas qualidades que fortalecem a produtividade do seu time e investir em soluções nesse sentido. No desenvolvimento do seu aplicativo corporativo, você pode:

  • oferecer presets que facilitam (e estimulam) o ritmo dos funcionários;

  • trazer essa novidade para evitar distrações. Por exemplo, o acesso a redes sociais como justificativa para comunicações referentes à empresa;

  • criar esquemas de gamificação (interações por meio de incentivos para estimular ações de maneira lúdica) e outras ferramentas para incentivar hábitos mais produtivos.

Possibilita o acompanhamento real de processos e dados

Você já viu desculpas de crianças em idade escolar sobre o dever de casa? Vão desde “esqueci em casa” até “meu cachorro comeu”. Se você gerencia colaboradores e, até mesmo, equipes, talvez já tenha percebido que o costume das desculpas pode adentrar a vida adulta. O app pode trazer os processos da sua empresa para a nuvem, acompanhando as ações em tempo real.

Um aplicativo favorece uma relação mais transparente com os funcionários e permite saber exatamente em que situação o seu negócio está. Desse modo, você consegue identificar possíveis falhas e corrigi-las a tempo, aproveita oportunidades e tem um olhar abrangente para tomadas de decisão mais certeiras.

Fortalece a comunicação da empresa

Uma grande verdade sobre aplicativos corporativos é que eles constroem marcas fortes. Quando você desenvolve um para o seu público interno, isso significa trazer a cultura da empresa para as mãos dos seus funcionários. O app da empresa pode ser desenvolvido pensando em deixar a missão, visão e valores mais acessíveis. Isso significa que, em vez de apenas disponibilizar textos, você pode mostrar as qualidades em processos dinâmicos.

Por exemplo, se o seu negócio tem como diferenciais a colaboratividade, a qualidade e a transparência, você pode oferecer esses elementos como características do app. Assim, os funcionários realmente acreditarão nos valores e vestirão a camisa da empresa, levando benefícios também para o seu público externo.

As comunicações ficam mais transparentes e consolidadas usando essa tecnologia. Você facilita o processo de trocas de mensagens, documenta essa comunicação e pode criar canais que incentivem os colaboradores a reportarem situações que, dependendo da estrutura da organização, seriam mais complicadas.

Promove a colaboração entre as equipes

Seja uma fábrica com linhas de produção, seja um comércio ou mesmo uma prestadora de serviço: sempre existem times que podem contribuir para o crescimento dos outros. Então, em vez de fortalecer a competitividade interna, criando ações que podem impactar negativamente o seu negócio, o aplicativo pode fortalecer a integração das equipes.

Crie funcionalidades no aplicativo para facilitar essa comunicação, como:

  • um espaço para compartilhar feedbacks;

  • políticas de escuta ativa (assim, os funcionários saberão que suas experiências são importantes para os outros);

  • ambientes para reuniões virtuais;

  • criação de perfis e compartilhamento de mensagens entre grupos, individualmente ou em um espaço público do aplicativo (facilitando o gerenciamento nessa troca de informações).

Oferece novas oportunidades de treinamento

Capacitações da equipe são muito importantes, pois elas mantêm o time atualizado e ajudam na implementação de processos. É importante entender quais são as rotinas que um novo membro precisa aprender ao se tornar parte da sua empresa. Esse é o primeiro treinamento que deveria constar no app, ajudando na integração de novos funcionários e servindo como material de referência (lembre-se de mantê-lo sempre atualizado).

Um aplicativo pode comportar diversos cursos. Por isso, você pode criar uma política de educação corporativa, apresentando novidades para as suas equipes. Além disso, uma forma interessante de desenvolver materiais de qualidade é incentivar os seus colaboradores de destaque a produzirem conteúdos para os colegas de trabalho.

Integra diversas filiais no aplicativo

Outra vantagem de um aplicativo para a produtividade do seu time é o fato de ele vencer as barreiras geográficas. Isso fortalece o senso de comunidade, cria vínculos entre as equipes e ajuda na resolução de problemas a distância.

Assim, tanto uma empresa que conta com filiais como um negócio cujos funcionários precisam sair das dependências físicas para prestar o serviço oferecido ou no caso de trabalhos remotos, é possível manter o contato em tempo real.

Utilização de aplicativos

Pense sempre na possibilidade de usar a tecnologia em favor dos seus negócios. A utilização de aplicativos, por exemplo, é uma solução estratégica que traz mais produtividade e integração da equipe. É importante pensar no design para o app, planejar adequadamente e contar com uma boa empresa para desenvolver o aplicativo. Assim, você garante um retorno positivo com essa ação.

Gostou das vantagens da utilização de aplicativos corporativos? Então compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude mais empresas a conhecerem essa ferramenta valiosa!